A capoeira, um estilo de vida brasileiro


Autor: Pedro Malta Gentil
Data da publicação: 19 de outubro de 2021

A capoeira está intimamente relacionada na cultura pop, como a arte marcial por excelência do povo brasileiro. Mas na verdade, a capoeira é muito mais que uma técnica de luta marcial, representando o grito de liberdade que ecoa até hoje desde o período colonial brasileiro.

Nesse sentindo, ela se caracteriza como uma expressão cultural brasileira mas com origens africanas e pode ser identificada de diversas maneiras. Além de arte marcial, a capoeira considerada como uma dança e um movimento social muito importante para as comunidades marginalizadas do passado e dos dias de hoje.

Origem da capoeira

De fato a capoeira faz parte da história sociocultural do Brasil, porém com raízes africanas, mais precisamente em Angola, apesar de ter sido desenvolvida mais tarde pelos escravos e indígenas no período colonial brasileiro. Sendo assim, hoje é considerada como um patrimônio cultural imaterial pela UNESCO.

Ela se desenvolve a partir dos africanos escravizados no período colonial brasileiro. Com uma grande beleza acrobática e rítmica, ela servia como forma de treinamento e expressão cultural dos povos africanos escravizados naquela época.

Uma mistura de luta, dança e resistência social

Através da capoeira, também entendida como um estilo de vida, muitas pessoas encontraram a oportunidade de mudarem as suas vidas. Dessa maneira, a capoeira nunca deixou de ser um grito de resistência das comunidades marginalizadas do Brasil. Desde os escravos, das favelas e até mesmo algumas acompanhantes em Fortaleza e garotas de programa de todo o Brasil, que viram na capoeira uma oportunidade de mudar de vida.

Além do mais, a capoeira atraí constantemente a atenção de muitos atletas de todos os lugares do mundo. Isso porque ela é composta de movimentos complexos e únicos, que não vemos em nenhum outro estilo de técnica de defesa pessoal e arte marcial.

Em suma, ela caracteriza-se pelos movimentos rápidos e complexos, ou seja: chutes de muita agilidade, das rasteiras, das acrobacias aéreas e dos poderosos golpes de joelho.

Quais são os benefícios na hora de praticar a capoeira?

A lista dos benefícios da prática da capoeira pode ser realmente extensa, incluindo todos os benefícios que se adquirem na prática de qualquer atividade física. Porém ela é uma arte marcial que se destaca pela sinergia e sincronia dos movimentos corporais.

Sendo assim, ela é uma excelente atividade na hora de trabalhar os músculos, especialmente os das costas, do abdômen, das pernas e dos braços. Mas também, é uma excelente atividade para treinar a resistência física e o controle da respiração. Em outras palavras, quem pratica capoeira ganhará uma maior agilidade, flexibilidade e força que demandam os movimentos dessa técnica de luta afro-brasileira.