Jiu-jitsu brasileiro: aprenda mais sobre essa arte marcial


Autor: Pedro Malta Gentil
Data da publicação: 5 de fevereiro de 2021

Você sabia que o Jiu-jitsu brasileiro consiste em uma das artes marciais mais praticadas do mundo? De fato, esse tipo de luta conhecida por se desenvolver no solo, chegou ao Brasil através do Judô por um dos idealizadores e precursores das artes marciais pelo mundo: Mtsuyo Maeda.

Ademais de ser uma arte marcial poderosa, o Jiu-jitsu também pode ser considerado uma filosofia de vida. Njiujtesse sentido o atleta aprende a encontrar no autocontrole a força para derrubar e vencer o adversário. Assim sendo, esse artigo surge com a intenção de decifrar um pouco mais os códigos dessa excelente maneira de praticar alguma atividade física.

O que é o Jiu-jitsu brasileiro?

Da mesma maneira que o Judô, o Jiu-jitsu brasileiro nasceu no Brasil como uma vertente das artes marciais japonesas como o Jiu-jitsu e chinesas como o Shuai Jiao. Desse modo, com uma excelente reconhecimento internacional, o BJJ (Brazilian Jiu-jitsu) como também é conhecido o Jiu-jitsu brasileiro, faz parte das artes marciais mistas utilizadas no MMA.

Assim sendo, o BJJ consiste em uma modalidade de arte marcial e esporte especializado na luta no solo ou grappling, concebido para dominar oponentes sem importar tamanho ou força. Isso porque nesse tipo de luta não existe nenhum tipo de golpe, uma das razões pelas quais se conhece como arte marcial suave.

Tapping out, dar 3 tapas: uma maneira de sentir seguro praticando Jiu-jitsu brasileiro

Outra razão muito importante pelo que recebe esse nome consiste no ato de ceder, também conhecido como tapear, tapping out ou simplesmente dar 3 tapas. Desse modo, quando o atleta dá tapas em alguma parte do corpo do oponente, geralmente em alguma extremidade ou no torso.

Assim sendo, durante uma luta de BJJ um dos participantes pode usar esse artifício quando percebe que já não pode continuar. Ou seja, isso ocorre quando a dor causada por uma chave ou a incapacidade de respirar por alguma estrangulação ou até mesmo o cansaço são já insuportáveis. Em suma, essa técnica funciona como uma espécie de xeque-mate e que de fato serve para criar um ambiente de segurança e confiança entre os praticantes.

Com gi ou sem gi

O gi, também conhecido como o quimono consiste na vestimenta especial para treinar o Jiu-jitsu brasileiro tradicional. Nesta modalidade, o gi se converte em uma ferramenta que te permite controlar e até submeter o oponente. Embora em algumas modalidades de luta como o MMA o uso de quimono se considera desnecessário.

Já na modalidade conhecida como no gi, a vestimenta será muito menos restritiva. Assim, sendo possível a utilização de shorts, embora seja mais recomendado uma rashguard ou shorts de luta. Por esse motivo, nessa modalidade está proibido agarrar a vestimenta do oponente. Ou seja, a recomendação na hora de usar uma roupa mais ajustada ao corpo vem justamente desse fator, além de possuir algumas regras diferentes do com gi.

Como são as aulas de Jiu-jitsu brasileiro?

O formato de uma aula consiste geralmente de: aquecimento, técnica, exercícios e luta livre. Desse modo o aquecimento pode incluir o seguinte: corrida, alongamento, exercícios de peso corporal individualmente ou em pares. Também como repetição de movimentos funcionais como parada técnica ou chute de quadril. Durante a fase técnica, o professor explica e demonstra uma técnica ou sequência com o auxílio de um dos alunos avançados e a seguir todos os alunos devem repeti-la, trabalhando em duplas.

Já quando se trata da luta, ela consiste em colocar em prática o que você aprendeu, enfrentando um outro aluno do mesmo nível. Desse modo, em um torneio, seguindo o regulamento da IBJJF, a luta dura 5 minutos para as fitas brancas. Logo, 6 para as azuis, 7 para as roxas, 8 para os marrons e 10 para as pretas. Por isso, durante o treinamento, as lutas geralmente duram entre 5 e 10 minutos.