SAIBA COMO PLANEJAR SEU ANO PARA AS COMPETIÇÕES E OUTROS DESAFIOS, POR LUIZ DIAS

TREINO LUIZ DIAS BJJ - RJ - 27/03/2017

 

Saiba como planejar seu ano para as competições e outros desafios*

 

Início do ano, muitos projetos, sonhos, metas e desejos a serem conquistados. O importante é você pensar consigo mesmo e decidir suas metas. Estabelecer seus objetivos. Quimono lavado. Ano de conquista da próxima faixa? Fissura para treinar muito. Campeonatos surgindo nos calendários, vontade de graduar. Enfim, todos são excelentes objetivos, mas depois da vontade, que é o primeiro fator motivacional, agora vamos parar e pensar.

 

Vamos planejar tempo para treinar. Preparação física se faz necessário. Dedicação aos treinos e atenção ao peso. Creio ser o melhor em todos os sentidos é treinar com foco, com metas a serem batidas. Mas tudo com um planejamento. Quer correr um circuito? Converse com o seu professor. Acesse os cronogramas das competições. Estabeleça em que categoria irá correr. Não concordo quando escuto certas colocações do gênero, que em campeonato o importante é “meter a cara”. “Meter a cara” sem treinar? Não aguenta dar 3 treinos seguidos na academia e quer competir com aquela adrenalina e pressão que é correr um campeonato? Se inscrever nem sabendo ao certo que categoria, quantos quilos precisa perder?

 

Coragem é uma coisa, falta de planejamento é outra. Nos campeonatos, os lutadores se preparam cada vez mais e mais. Enquanto um lutador “mete a cara”, outro lutador vem de um treinamento planejado, categoria escolhida com antecedência, vem lutar sem o desgaste de uma perda de peso rápida e ainda vem com o aeróbico em dia, além de suas técnicas refinadas e trabalhadas pelo seu professor.

 

Creio que ninguém gosta de perder, então neste ano novo, se planeje, se prepare. Estabeleça metas, converse com seu professor. Pense consigo mesmo. Creio ser o melhor caminho para um ano vitorioso. Dê progresso em seu Jiu-Jitsu. Uma boa performance num circuito ou em um campeonato específico, vem aliado a muito treino. O melhor estímulo que você pode ter é estar num campeonato sabendo que está no melhor do seu preparo.

 

Então se prepare, leia as regras. Estude as regras para tê-las a seu favor e não contra você. Force seus treinos, treine muito. Busque finalizar, puxar os seus limites, vença seu medos e busque sempre os treinos mais duros. Mesmo que não seja um competidor, faça o mesmo. Treine duro. Se supere a cada treino e ajude aqueles que irão competir. Mesmo quando não acreditar que pode vencer, é o melhor treino a ser dado. Porque são esses treinos que você tem de dar tudo de si. Saia da sua zona de conforto. Quando você se lança em seus próprios desafios, mesmo que ninguém saiba, você estará puxando seus limites. Em pouco tempo, essas suas atitudes irão refletir também fora dos tatames. O equilíbrio entre corpo e mente que o Jiu-Jitsu nos traz, só nos fazem mais fortes para nossas lutas dentro e fora dos tatames. Feliz 2018. Bons treinos! OSS!

 

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!

 

*Luiz Dias, escreve regularmente para a revista “Tatame” do Brasil e para o site JiuJitsuPortugal.com

 

Decidimos, manter o texto original.

 

*Para leres mais artigos de Luiz Dias na coluna ‘Verde & Amarelo’ clica no link: http://jiujitsuportugal.com/category/verde-amarelo-a-coluna-de-luiz-dias/