AUTISMO+JIU-JITSU=POTENCIAL, POR WILL KARAKAWA

 

Os leitores do JiuJitsuPortugal devem-se lembrar do garoto Kenzo karakawa. Kenzo é portador de autismo e a arte suave tem sido um divisor de águas na vida não só do garoto mas de toda família.

 

Kenzo começou a treinar jiu-jítsu há 4 anos e desde então muita coisa mudou: auto-estima, aumento no vocabulário, socialização e controle do hiperatividade foram algumas melhorias que o jiu-jítsu trouxe na vida do garoto. Treinado pelo pai Will karakawa, Kenzo tornou-se não só um competidor mas um desbravador para portadores de autismo. Pela batalha da inclusão em 2014 Kenzo protagonizou junto com a lenda Yuki Nakai a primeira luta exibição organizado pela IBJJF.

 

Em 2015 Kenzo conquistou a medalha de ouro no pan kids na Califórnia, tornando-se o primeiro portador de autismo campeão Pan-Americano. Em 2016 a campanha no pan-americano rendeu-lhe o bronze.

 

E agora em Abril de 2017 o nosso pequeno grande herói embarcou junto com o seu pai- treinador para a cidade de Abu Dhabi nos Emirados Árabes. Participando de 3 grandes eventos na capital do jiu-jítsu mundial.

 

Os resultados foram os seguintes:

 

Festival boys – medalha de prata.
World pro youth – medalha de bronze .

 

Mas foi no World festival de parajiujitsu , evento para atletas com deficiências, o seu maior título até hoje, tornando-se campeão mundial.

 

De acordo com o pai de Kenzo durante essa jornada, muitos momentos foram difíceis e quase desistiram; a participação nestes eventos requer muito tempo e dinheiro. Mas a família segue firme derrubando barreiras, fazendo história.

 

Segue um link de um curto documentário sobre Kenzo karakawa:

 

YouTube Preview Image