Defesa pessoal: descubra os benefícios dessa técnica


Autor: Pedro Malta Gentil
Data da publicação: 5 de fevereiro de 2021

Embora vivemos em uma sociedade bastante desenvolvida em vários aspectos, com um certo tipo de ordem, ainda podemos experimentar situações de pura hostilidade. Nesse sentido, tanto para os corpos de segurança como para as pessoas mais vulneráveis, as técnicas de defesa pessoal podem ser realmente um ponto de inflexão nas suas vidas.

Por essa razão, muitas das artes marciais servem como uma caminho para conhecer as melhores técnicas com o intuito de vencer uma possível ameaça. Contudo, ainda que a primeira ideia que nos vem a cabeça quando pensamos em defesa pessoal sejam golpes de combate. Uma das partes mais importantes dessa filosofia está fundamentada na ideia da propriocepção e do autocontrole.

O que é a defesa pessoal?

De certo modo a defesa pessoal pode vir a se tornar o início da jornada da autodescoberta como indivíduos, tanto pelas técnicas envolvidas como na ideia filosófica por trás desse método. Desse modo, ela se caracteriza por ser um instrumento de formação e aplicação física que compreende uma série de conhecimentos.

Ademais de ensinar habilidades e técnicas corporais para se proteger, ela também servirá para defesa e proteção de terceiros. Assim sendo, no aprendizado da defesa pessoal o aluno adquire uma maior autonomia pessoal, física e mental. Isso porque no seu ensino se aprende métodos de prevenção, evasão, intervenção frente a ameaças, o que te permitirá avaliar a situação para saber a hora certa de atuar.

Como se caracteriza a defesa pessoal operativa?

Em cada país são desenvolvidas várias técnicas dese método de defesa para treinar os seus respectivos corpos de segurança. Nesse sentido, a defesa pessoal corporativa se define assim por ser utilizadas pelos corpos de segurança profissionais e privados.

Assim dizendo, consiste em um instrumento de formação e aplicação física que compreende um conjunto de conhecimentos, atitudes, habilidade e técnicas corporais. Desta maneira, permitindo com que os alunos tenham êxito em curta e media distância com o material de apoio dependendo das suas funções. Ainda assim, essa técnica tem o objetivo de desenvolver o autocontrole para saber como atuar no momento correto.

Defesa pessoal para mulheres

Infelizmente as mulheres são uma grande nicho dos alunos que buscam pelas técnicas e conhecimentos da defesa pessoal. Desse modo, as técnicas também seguem a mesma linha de raciocínio e que compreende várias habilidades técnicas, tanto físicas como psicológicas.

Em suma, apesar de ser uma das melhores maneiras de desenvolver o autocontrole, as técnicas de DP podem ser extremamente letais. Ou seja, dependendo do tipo de ameaça o aluno tem que estar preparado para agir na mesma medida. Portanto, dentro dos exercícios, a estratégia será uma das ferramentas mais eficientes para vencer um confrontamento.

Um conceito muito mais abrangente

Da mesma forma que aprender a dirigir não se resume em apenas saber como conduzir um carro, a defesa pessoal se estende muito mais além das técnicas das artes marciais. Assim sendo, a defesa pessoal como conceito global abarca diversos aspectos.

Com efeito, entender como atuamos em uma situação de estresse consiste em uma prática fundamental que nos permite afrontar conflitos com sabedoria. Em outras palavras, sem um treinamento prévio e preparação psicológica apenas saber a parte física não será suficiente. Logo entrariam nos conhecimentos necessários estarão: conhecimentos legais, estratégicos, físicos, psicológicos.