‘BRAULIO ESTIMA: O FAIXA-PRETA DA PEDAGOGIA’, POR MAURO FROTA

13565556_10210392910847217_832220149_n

 

Sou, mais uma vez, recebido com extrema amabilidade pelo Professor Alex Machado, nas novas instalações da Gracie Barra Benfica, no edifício da Malo Clinic da Avenida dos Combatentes.

 

Mal terminamos o tour às instalações, sou apresentado à pessoa que me trás aqui: Braulio Estima, multi-campeão mundial, europeu e do ADCC.

 

Já nos havíamos cruzado antes, no último seminário de Roger Gracie em Portugal, mas desta vez – e pela primeira vez para mim – seria ele, Braulio, a estrela central.

 

Sendo formador nas áreas da qualidade do serviço em fitness, e tendo formação em múltiplas áreas das ciências do exercício, incluindo pedagogia, sempre questionei alguns dos métodos de ensino que são amplamente difundidos pelas academias de Jiu Jitsu que frequentei. Um dos problemas mais comuns que identifico, é a falta de um fio condutor na aula, tendo professores que apresentam várias técnicas na mesma aula, sem correlação direta entre si, cada uma repetida poucas vezes, dificultando a absorção e interiorização do conhecimento.

 

Mas Braulio Estima deu uma lição de pedagogia, em simultâneo com a sua lição de Jiu Jitsu!

 

Apresentou apenas uma técnica – estrangulamento de lapela partindo do controlo lateral (100 kilos) – mas com atenção à progressão e apresentando, após alguns minutos de repetição, um novo factor que poderia aparecer durante a luta. “E se o opositor defender desta forma?”, perguntava, orientando a técnica nesse novo sentido.

 

Desta forma a mesma técnica foi repetida centenas de vezes durante as duas horas de seminário sendo, no entanto, de cada vez um pouquinho diferente da anterior.

 

Chegámos ao fim com a sensação de que este não iria ser mais um daqueles seminários em que, no dia seguinte, já não nos lembramos dos pormenores que treinámos! Ainda hoje fecho os olhos e consigo realizar todos os pormenores que aprendi.

 

Mas o mais impressionante foi ver, depois do seminário, durante os rolas, o Professor Braulio Estima aplicar a técnica que tínhamos treinado momento antes. É que além de ser um faixa preta da pedagogia, Braulio continua a ser um dos melhores atletas de sempre de Jiu Jitsu Brasileiro, e não ia deixar ninguém se esquecer disso!

 

Por Mauro Frota

 

 

NOTA: Agradecimento especial ao professor Alexandre Machado (Gracie Barra Benfica-Lisboa) pelo convite para que a nossa equipa estivesse presente neste seminário.