KIWI SUPERFOOD, POR ADRIANA GRACIE

12570853_10208752123583597_135904781_n

 

Fruta originária da China e cultivada em grande escala na Nova Zelândia com grande concentração de antioxidantes, especialmente a Vitamina C, o Kiwi protege a saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. O Kiwi é grande fonte de fibras solúveis, entre elas, a pectina que, além de melhorar o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre, ajuda no controle dos níveis de colesterol.

 

Isso porque ao ser ingerida, ela se dissolve em água, formando um gel que se liga ao colesterol e outros metais e toxinas também e o elimina junto com o bolo fecal . Possui função de regular a absorção intestinal dos açucares proveniente dos alimentos, tendo um papel importante na dieta de pessoas com diabetes.

 

Numa Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Oslo, na Noruega, devido às altas concentrações de polifenóis, Vitamina E e especialmente a Vitamina C, o consumo de dois Kiwis por dia pode ajudar na protecção do coração. Isso porque todos esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar o DNA das células e causar problemas como o cancro, osteoporose e formação de placas de gorduras nas artérias, que podem obstruir a circulação e provocar as doenças cardiovasculares. A Vitamina C conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, participa na absorção do Ferro, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.

 

A polpa e a casca do Kiwi ainda estão repletos de clorofila, pigmento que possui quantidades significativas de Cálcio, Ferro, Magnésio e em maior concentração, o Potássio, minerais que fortalecem o sistema imunológico, melhoram o fluxo sanguíneo e protegem a saúde dos ossos.

 

O sumo do Kiwi é perfeito para mulheres grávidas; por causa da elevada quantidade de potássio no kiwis faz desta fruta aconselhável para a dieta de mulheres grávidas. Na verdade é rica em cálcio, que ajuda na geração de osso mais rápido para o bebé e osso-reforço para a mãe gestante . O sumo do Kiwi alivia a impotência pois é rico no aminoácido arginina, que é conhecido por ser um vasodilatador poderoso e trata infertilidade em homens. Isso ajuda a expandir as veias no órgão sexual masculino, melhora o fluxo de sangue através dela e desta forma ajuda com a impotência.

 

Os Kiwis contêm mais polifenóis que laranja e toranja, e da variedade dourada contem a maioria dos antioxidantes, dizem cientistas da Universidade Teikyo do Japão. Os participantes comeram três kiwis por dia, em seguida, tiveram sua urina testada para os níveis de antioxidantes. Os pesquisadores dizem que kiwis pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças causadas por stresse oxidativo, tais como insuficiência cardíaca, cancro e mal de Parkinson.

 

Facilita a digestão através das enzimas ,o kiwi cru contém actinidia, uma enzima que dissolve as proteínas e que ajuda a digerir a refeição, à semelhança da papaína do mamão ou da bromelina do ananás. Ajuda a regularizar a pressão arterial ,pois o elevado nível de potássio do kiwi ajuda a manter os electrólitos em equilíbrio neutralizando os efeitos do sódio. Protege o ADN ,Um estudo realizado por Collins, Horska e Hotten mostrou que a combinação única de antioxidantes do Kiwi ajuda a proteger o ADN das células dos danos oxidativos.

 

Alguns especialistas concluem que isso pode ajudar a prevenir o cancro . Reforça a imunidade, está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico. Auxilia na perda de peso,com um baixo índice glicémico e alto teor de fibra do kiwi ajudam a evitar uma corrida à insulina como é o caso de outras frutas com alto teor de açúcar, fazendo com que o corpo não armazene gordura. Melhora a saúde digestiva e ajuda a eliminar as toxinas , O Kiwi é uma óptima fonte de fibra, evitando a obstipação e problemas intestinais, pois a fibra contida no kiwi ajuda a eliminar as toxinas do trato intestinal.

 

Fontes :

http://www.worldhealth.net/news/kiwi-enhances-bowel-health/

Juliet Ansell, Christine A. Butts, Gunaranjan Paturi, Sarah L. Eady, Alison J. Wallace, Duncan Hedderley, Richard B. Gearry. “Kiwifruit derived supplements increase stool frequency in healthy adults: a randomized, double-blind, placebo-controlled study. “ Nutrition Research, April 10, 2015.

Kiwifruit-derived supplements may boost bowel health for healthy people: RCT data
By Stephen Daniells+, 15-Apr-2015 “Daily consumption of supplements containing kiwifruit-derived nutritional ingredients may increase bowel movements in healthy individuals, says a new study from New Zealand.”

http://www.nutraingredients-usa.com/Research/Kiwifruit-derived-supplements-may-boost-bowel-health-for-healthy-people-RCT-data

 

Adriana Gracie

Professora de Educação Fisica,

Estudante do Curso de Pos-Graduacao da U.G.F

Colunista da Revista Gracie Magazine e Orientadora Nutricional

https://www.facebook.com/groups/165721663620649/

https://twitter.com/adrianagracie

adrianaribeirogracie.blogspot.com