O PODER DO SUMO DE TANGERINA, POR ADRIANA GRACIE

12369140_10208439156439614_7800873856780650056_n
Além do seu poder refrescante e sabor delicioso, o Sumo da Tangerina é rico em vitaminas e pectina. Ele deve ser ingerido de preferência pela manhã, sem coar, pois é fonte de fibras e auxilia na regulação do funcionamento intestinal e também reduz a absorção do colesterol.

 

Alguns estudos mostram que os compostos bioativos, os limonóides, presentes nas frutas cítricas reduzem os riscos de cancros e doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois estes compostos possuem propriedades antioxidantes e quando estão associados a uma alimentação saudável tornam-se também fortes aliados na prevenção do envelhecimento.

 

Entre os principais compostos presentes no Sumo da Tangerina, podem-se destacar: Vitaminas B1 e B2 que melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e da cavidade oral. Carotenóides: actuam na defesa do organismo mantendo nossas mucosas saudáveis. A sua deficiência acarreta problemas nos olhos, como xeroftalmia ou secura da córnea, nome dado aos diversos sinais e sintomas devido a carência da vitamina, entre eles destaca-se a cegueira nocturna ou dificuldade de ver no escuro e combate a secura e infecção da pele e mucosas.

 

Também contém sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, sendo rico em vitamina C. No Sumo da Tangerina existe também a presença de um componente antioxidante, chamado Nobiletina que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo assim, doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

O Sumo da Tangerina age sobre os pulmões e baço. Elimina o muco dos pulmões; é usado para afecções hepato digestivas, é um estimulante do apetite, alivia náuseas e gases. Estimula o fluxo da bile e acalma as dores no peito, na mama, no hipocôndrio e inguinal causado pela estagnação energética do fígado. Digestivo e eupéptico, age na estagnação da digestão e suas consequências, inclusive gases, dores e distensão abdominal; usado nos padrões de estagnação linfática, inclusive nos abscessos mamários com esta etiologia e nas febres intermitentes e resfriados.

 

A Nobiletina age como se fosse um escudo contra a obesidade, ajuda no controle prevenção de doenças como o diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Vale a pena lembrar a importância de uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e um estilo de vida saudável. A vitamina C age como antioxidante que reforça as defesas e previne contra o envelhecimento precoce das células.

 

O mineral potássio também contribui com a saúde cardíaca, já que ele é responsável pelo bom funcionamento cardíaco e pela transmissão dos impulsos nervosos.

 

Fontes :
http://www.academicjournals.org/app/webroot/article/article1380019714_Suryawanshi.pdf Jyotsna A.Saonere Suryawanshi – African Journal of Plant Science, 2011 – academicjournals.org. “Overview of Citrus Aurantium used In treatment of various diseases “ The essential oil of C. aurantium contains linalool and the fragrant substance limonene have . Citrusfruit (especially tangerines) are one of the richest sources of high quality pectin – This suggests that there must be some other protective substances in citrus juices.

 

http://www.worldhealth.net/news/pot… Erin E. Mulvihill, Julia M. Assini, Justin K. Lee, Emma M. Allister, Brian G. Sutherland, Julie B. Koppes, Cynthia G. Sawyez, Jane Y. Edwards, Dawn E. Telford, Alexandre Charbonneau, Philippe St-Pierre, Andre Marette, Murray W. Huff. “Nobiletin Attenuates VLDL Overproduction, Dyslipidemia, and Atherosclerosis in Mice With Diet-Induced Insulin Resistance.” Diabetes, April 6, 2011. http://www.eurekalert.org/pub_releases/2011-04/uowo-sit040111.phpSubstance in tangerines fights obesity and protects against heart disease. Eurekalert, April 6 2011

 

Adriana Gracie

Professora de Educação Fisica,

Estudante do Curso de Pos-Graduacao da U.G.F

Colunista da Revista Gracie Magazine e Orientadora Nutricional

https://www.facebook.com/groups/165721663620649/

https://twitter.com/adrianagracie

adrianaribeirogracie.blogspot.com

 

1