ANDREZA CRISTINA SILVA

12092278_10201095824474214_1111104609_n

 “Sonhe, ouse, arrisque e nunca desiste. Talvez hoje não der certo, mas continue tentando amanhã pode ser melhor”

 

 

Nome? Andreza Cristina Soares da Silva Fernandes

 

Idade? 21 anos

 

Local? Cascais

 

Ocupação profissional? Estudante (2º ano de Administração Pública)

 

Anos de Jiu-Jitsu? 1 ano e 7 meses

 

Como descobriste o Jiu-Jitsu? Através do meu professor Sergio Vita. Houve um dia em que estava a fazer o meu treino de musculação e estava a fazer um exercício de modo errado, o professor Sergio Vita observou isso e ajudou-me a fazer o exercício de forma correta. No fim convidou-me para fazer uma aula de Jiu-Jitsu. Por curiosidade, fui experimentar e comecei a gostar.

 

Academia/equipe? Vita Team/ Icon JJ Team

 

Cor da faixa? Branca

 

Jiu-Jitsu é…? É o encontro do equilíbrio mental, físico e espiritual. Eu diria que é a melhor terapia que se pode ter. O Jiu-Jitsu é uma caminhada que temos como companhia virtudes essenciais como compaixão, lealdade, amizade, honra, coragem, justiça, sabedoria e humildade.

 

Como está o estado do Jiu-Jitsu em Portugal? O Jiu-Jitsu aqui em Portugal tem evoluído não só em números de praticantes como adeptos, como se pode verificar nos campeonatos os números de participantes e a plateia têm aumentado gradualmente. E também tem evoluído em relação a qualidade do Jiu-Jitsu.

 

Uma viagem para treinar Jiu-Jitsu? Viajar o mundo. Mas se fosse só uma viagem mesmo, iria treinar com a Leticia Ribeiro, nos EUA.

 

Jiu-Jitsu desportivo, de competição ou defesa pessoal? Há uma relação de dependência entre o Jiu-Jitsu de competição e o Jiu-Jitsu de defesa pessoal. Porque inicialmente uma pessoa que nunca fez Jiu-Jitsu irá aprender a se defender de supostos ataque e mais a frente, quando tiver pouco mais de conhecimento o Jiu-Jitsu irá se tornar de competição ou desportivo.

 

Quais são os atletas que gostas de ver “rolar” (nacional e internacional)? Gosto de ver o Rodolfo Vieira, Roger Gracie, Mackenzie Dern, Kyra Gracie, Leticia Ribeiro, Laila Carneiro, Nelson Teixeira e o Pedro “Paquito” Ramalho.

 

A quem encaixavas um “mata-leão”? A todos os invejosos

 

Uma mensagem? Sonhe, ouse, arrisque e nunca desiste. Talvez hoje não der certo, mas continue tentando amanhã pode ser melhor.

 

O que tens a dizer do site JiuJitsuPortugal? Tem feito um bom trabalho, pois é muito importante uma fonte de informação atualizada sobre o que se passa quer a nível nacional quer a nível internacional. Espero que continuem assim.