O PODER DO SUMO DO CRANBERRY, POR ADRIANA GRACIE

12038559_10208008007941171_4863574614490796622_n

 

O Poder do Sumo do Cranberry

 

O Poder do Sumo do Cranberry inclui alívio de infecção do trato urinário, doenças respiratórias, pedras nos rins, cancro e doenças cardíacas. É também benéfico na prevenção de doenças do estomago , diabetes e doença periodontal. Os fitonutrientes, que são naturalmente derivados de plantas, são compostos que estão presentes nos Cranberries e foram encontrados para prevenir uma ampla gama de problemas de saúde.

 

O Sumo do cranberry é rico em antioxidantes, vitamina C e ácido salicílico. Porque contém apenas 45 calorias por xícara, o sumo do cranberry encaixa-se muito bem dentro das diretrizes dietéticas. O Sumo do cranberry contém 87,13 g de água por 100 g. Ele também fornece energia, proteínas e hidratos de carbono. Em termos de minerais, contém cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, potássio e zinco. Também contém vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6 (piridoxina), vitamina E (alfa tocoferol) e vitamina K (filoquinona).

 

De acordo com novas pesquisas, o sumo de cranberry previne cáries dentárias. A proantocianidina, um composto químico, inibe as bactérias nocivas que aderem aos dentes. Este componente inibe a produção de ácido e protege os dentes, impedindo o crescimento de placas. Uma boa higiene oral, junto com o consumo de cranberries vermelhos, perturba o mecanismo patogenico de cárie dentária e, geralmente, faz uma boa saúde dentatária.

 

O Sumo do Cranberry aumenta a imunidade e minimiza os sintomas de gripes e constipações. Um estudo publicado em Dezembro de 2013 afirma que a suplementação do cranberry aumenta a imunidade e resultou em menos sintomas de constipações e gripes. O Cranberrie contém ácidos orgânicos e fitoquímicos, incluindo proantocianidinas e antocianinas com atividade antioxidante significativa.

 

Os pesquisadores avaliaram as células mononucleares de sangue periférico de cultura de células, que são importantes na função imune. Os pesquisadores determinaram que o índice de proliferação de células T gama-delta (células imunes que funcionam como a primeira linha de defesa contra agentes patogénicos) em cultura foi quase cinco vezes maior após 10 semanas de consumo do Sumo do Cranberry.

 

O consumo do Sumo do Cranberry modifica a proliferação de células T gama-delta. À medida que estas células estão localizadas no epitélio e servem como uma primeira linha de defesa, a melhoria de sua função pode ser relacionada com a redução do número de sintomas de gripes e constipações.

 

O Sumo do Cranberry reduziu os níveis de triglicéridos séricos em jejum, proteína C-reativa, a pressão arterial diastólica e glicemia de jejum. Também, aqueles que receberam Sumo do cranberry mostraram melhorias na resistência à insulina. Os autores do estudo afirmam que o Sumo do Cranberry pode melhorar vários factores de risco de doenças cardiovasculares em adultos.

 

“O Cranberry pode reduzir a infecção do trato urinário (ITU) pela metade, entre as mulheres que se submetem à cirurgia ginecológica. De todas as mulheres que se submetem à cirurgia ginecológica, durante o qual um cateter é colocado podem contrair uma infecção urinária subseqüente (UTI). Entre as mulheres submetidas à cirurgia ginecológica benigna que envolvem cateterização urinária, o uso de cápsulas de extrato do cranberry e a ingestão do Sumo do Cranberry durante o período pós-operatório reduziram a taxa de trato urinário infecção pela metade.” – Betsy Foxman, da Universidade de Michigan, EUA .

 

Cranberries e o Sumo do Cranberry oferecem uma variedade de benefícios de saúde, salvo as poucas exceções listadas abaixo:

 

A varfarina (cumarina): varfarina é um anticoagulante , que reduz a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos que ocorrem no corpo. Estes coágulos de sangue pode ainda resultar em condições graves como distúrbios ou coágulos nas pernas, pulmões, cardiovasculares e outras partes do sistema cardiovascular. Há indícios de que as pessoas que tomam varfarina devem ser cauteloso em relação à ingestão de cranberry, como eles estão em um alto risco de hemorragia. O excesso de consumo de suco de cranberry não é recomendado para aquelas pessoas pois podem afectar a eficácia e segurança do warfarin no corpo. Em tais casos, é sempre aconselhável regularmente obter o seu sangue testado a fim de consumir a dose correta da medicação.

 

Ácido acetilsalicílico (AAS) – Aspirina: Cranberries contêm quantidades substanciais de ácido salicílico, que também está presente na aspirina. Pessoas que precisam de diluentes no sangue e são prescritos ao uso da aspirina devem evitar consumir o suco de cranberry em excesso. A ingestão excessiva de cranberries também deve ser restrita , se é alérgico a aspirina.

 

Pedras nos rins: Cranberry contêm uma concentração significativa de oxalato de cálcio. Isso amplia as possibilidades de desenvolver pedras de cálcio-oxalato e pedras de ácido úrico em certas pessoas. As pessoas que têm pedras nos rins ou têm uma história de pedras nos rins devem consultar um médico antes de consumir suplementos de cranberry ou uma grande quantidade de Sumo de cranberry. Estudos fornecem evidências de que o Sumo do cranberry pode elevar o nível de oxalato na urina até 43%.

 

Fontes :
Nantz MP, et al. Nutr J. 2013; 12: 161.

http://www.worldhealth.net/forum/thread/99575/flu-and-cold-cranberry-to-the-rescue/?page=1#post-99575

Janet A Novotny, David J Baer, Christina Khoo, Sarah K Gebauer, and Craig S Charron. “Cranberry Juice Consumption Lowers Markers of Cardiometabolic Risk, Including Blood Pressure and Circulating C-Reactive Protein, Triglyceride, and Glucose Concentrations in Adults.” J. Nutr. 2015 145: 6 1185-1193.

http://www.worldhealth.net/news/cranberry-juice-confers-cardiac-benefits/

Betsy Foxman, Anna E.W. Cronenwett, Cathie Spino ,Mitchell B. Berger, Daniel M. Morgan. “Cranberry juice capsules and urinary tract infection after surgery: results of a randomized trial.” Am J Obstetrics Gynecology, April 13, 2015.

http://www.worldhealth.net/news/cranberries-confer-infection-protection/

 

Adriana Gracie

Professora de Educação Fisica,

Estudante do Curso de Pos-Graduacao da U.G.F

Colunista da Revista Gracie Magazine e Orientadora Nutricional

https://www.facebook.com/groups/165721663620649/

https://twitter.com/adrianagracie

adrianaribeirogracie.blogspot.com