O PODER DO SUCO DE TOMATE, POR ADRIANA GRACIE

O Sumo do Tomate que há muito tempo é um potente suco funcional, antioxidante e com importante participação na prevenção de doenças, agora ocupa um lugar de importância na Nutrição Desportiva. Justamente por possuir um potente antioxidante, o licopeno, actua modulando a produção de radicais livres induzida pelo exercício reduzindo lesões no DNA da célula.

 

Esse efeito foi observado com o consumo de 150 ml de suco de tomate (15 mg de licopeno por dia) durante 5 semanas, que reduziu um marcador de lesão de DNA mitocondrial (8OHDG) após exercício exaustivo (20 minutos a 80% da FC máxima em bicicleta). Estudo mais recente, publicado em Janeiro desse ano, concluiu que o consumo durante dois meses de 100 ml de sumo de tomate por dia, após treinamento de alta intensidade, apresentou uma restauração mais significativa dos níveis de PCR (proteína C reativa), LDH (lactato desidrogenase), CPK (creatina quinase) eHcys (homocisteína) em atletas (esses são marcadores de dano muscular).

 

Isso demonstra que o suco de tomate é útil para gerar uma adaptação do organismo na modulação do dano muscular e da inflamação induzida pelo exercício de alta intensidade, propiciando uma recuperação mais acelerada e melhor rendimento físico na próxima sessão de treinamento.

 

O licopeno é um carotenóide com potente actividade antioxidante e seus efeitos benéficos na redução do risco de cancro da próstata já estão bem documentados. Encontrado em alimentos de coloração, principalmente no tomate, ele parece ter efeitos também na função vascular. Pesquisadores da Universidade de Cambridge compararam os efeitos de um suplemento de licopeno em indivíduos saudáveis e em indivíduos com doença cardiovascular em uso de estatinas (medicamento para controle dos níveis de colesterol) durante 2 meses. O consumo de licopeno foi capaz de normalizar a função vascular nos indivíduos com doença cardiovascular, melhorando o calibre dos vasos sanguíneos em 53%. Mas lembre-se: para melhorar a biodisponibilidade do licopeno é necessário que o tomate seja cozido e consumido com uma fonte de gordura saudável como, por exemplo, o azeite.

 

A suplementação diária de sumo de tomate reduz a circunferência abdominal, bem como níveis de colesterol e inflamatórios adipocitoquinas em mulheres jovens e saudáveis e que estes efeitos estão relacionados com alterações de gordura do corpo. A inflamação cronica do tecido adiposo é um aspecto comum da obesidade. Estudos anteriores sugeriram que o licopeno, encontrado abundantemente em tomates, pode afectar beneficamente a via celular envolvida no processo inflamatório. Pei-Min Chao, da China Medical University ,em Taiwan e colegas registaram 30 mulheres, com idades entre 20-30 anos, com um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 20, para participar de um estudo no qual participantes comiam uma dieta normal, mas foi dado 280 ml de suco de tomate (que contém 32,5 mg de licopeno) por dia durante 2 meses. O consumo do suco do tomate é associado com uma diminuição de 22% em proteínas de monócitos (MCP-1) – um marcador chave da inflamação do tecido adiposo, bem como um aumento de 25% em adiponectina – um hormonio que regula a sensibilidade à insulina. Observando-se que a suplementação diária de sumo de tomate mudou o perfil de adipocinas.

 

Fontes:
Harms-Ringdahl M, Jenssen D, Haghdoost S. Nutr J.; 11:29, 2012; e Tsitsimpikou C et al. Food Chem Toxicol. 2013; pii: S0278-6915(12)00896-4.
Gajendragadkar PR, Hubsch A, Mäki-Petäjä KM, Serg M, Wilkinson IB, et al. (2014) “Effects of Oral Lycopene Supplementation on Vascular Function in Patients with Cardiovascular Disease and Healthy Volunteers: A Randomised Controlled Trial”. PLoS ONE 9(6): e99070. doi: 10.1371/journal.pone.0099070
Yu-Fen Li, Ya-Yuan Chang, Hui-Chi Hunag, Yi-Chen Wu, Mei-Due Yang, Pei-Min Chao. “Tomato juice supplementation in young women reduces inflammatory adipokine levels independently of body fat reduction.” Nutrition, December 12, 2014.

 

Adriana Gracie

Professora de Educação Fisica,

Estudante do Curso de Pos-Graduacao da U.G.F

Colunista da Revista Gracie Magazine e Orientadora Nutricional

https://www.facebook.com/groups/165721663620649/

https://twitter.com/adrianagracie

adrianaribeirogracie.blogspot.com