Judô: a arte marcial mais recomendada para crianças


Autor: Pedro Malta Gentil
Data da publicação: 5 de fevereiro de 2021

Normalmente as pessoas associam as artes marciais como um esporte violento e agressivo. Contudo o ensino das artes marciais vai muito mais além das técnicas de combate já que por detrás de cada uma delas existe uma filosofia de vida.

Nesse sentido, o Judô, também que poderia ser traduzido como o caminho da flexibilidade e também está fundamentado em uma filosofia milenar. Desse modo, essa atividade física possui além de benefícios físicos, benefícios psicológicos já que praticar judô significa aprender a respeitar e tomar consciência sobre as outras pessoas.

Origem do Judô

De origem Japonesa e desenvolvido pelo mestre japonês Jigoro Kano, o judô consiste em uma das artes marciais mais populares do mundo. Ademais de ser uma atividade física completa onde o atleta desenvolve a força e o equilíbrio, também é conhecida como o caminho da gentileza e da suavidade.

Assim sendo o judô foi desenvolvido primordialmente como uma arte marcial de defesa como uma variação do Jiu-jitsu. Apesar de o mestre Kano ter sido o seu criador, a arte foi refinada pelo mestre Kyuzo Mifune logo depois da morte de Jinoro. Neste período Mifume consolidou a técnica e a elegância da qual se reconhece da prática do judô de hoje em dia.

Características do combate do Judô

Decerto, no judô, os encontros competitivos se desenvolvem mediante um enfrentamento realizado sobre um ringue caraterístico conhecido como tatâmi. Nesse sentido, como prática geral do judô e não apenas em competições, se fundamenta na execução da projeção do oponente através das técnicas de lançamento ou com técnicas de imobilização que somam pontos ao atacante para que possa vencer a luta.

Portanto, existem regra nos combates que permitem modular os níveis de risco das técnicas utilizadas. Mas também se aplicam essas regras como parte do processo disciplinatório do judô. Ou seja, estas regras consistem de uma série de coisa que se permitem e proíbem em um combate de judô.

Quanto pode durar uma luta?

Em uma luta de judô, a técnica e saber como dominar o seu oponente são os pontos-chave para poder ganhar um enfrentamento. Por esse motivo se conhece um sistema de pontuações e penalizações regulamentárias que permitem conhecer qual judoca será o vencedor. Ainda assim, se não ocorre o ponto vencedor, quanto tempo pode durar um combate?

Desde 2017 a duração dos combates era de 5 minutos para a categoria masculina e 4 minutos para a categoria feminina. Não obstante, neste mesmo ano em ambas categorias o combate duraria 4 minutos para ambos. Isso ocorreu porque ambos combates apresentam características similares. Sendo assim, como não existe diferença entre o combate feminino que possa justificar uma maior duração ela permaneceu igual desde então.

Regras do combate

Com um notável sucesso e adesão dessa arte marcial, o judô configura em um dos quatro estilos principais de luta esportiva mais praticadas no mundo. Logo sendo uma das artes marciais praticadas na maior competição internacional do mundo, os jogos olímpicos. Desse modo, como qualquer outro esporte, ele está organizado com uma normativa que rege e estabelece um vencedor de forma justa.

Ademais, esse conjunto de regras se fundamenta principalmente em um sistema de pontuação que poderá acumula o judoca. Contudo, as penalizações servem como uma maneira de avaliar os atletas subtraindo pontos. Em suma os pontos fazem referência em como os competidores conseguem lançar seus oponentes e dependendo de como procede a caída poderão ganhar distintas pontuações.