QUIKSILVER EM MEMÓRIA DE EDDIE AIKAU

 

Eddie Aikau (JiuJitsuPortugal.com)

Edward Ryan Makua Hanai Aikau (4 de maio de 1946 – 17 de Março de 1978) foi um famoso salva-vidas e surfista havaiano.

 

Filho de uma família de vida simples e brava do Hawaii, Eddie foi um surfista muito respeitado de ondas grandes. Para termos uma noção do tipo de pessoa que Eddie era, basta pensar que em havaiano o seu nome do meio, Makuahanai , significa “Pai Que Alimenta”. Tanto assim era, que a sua lista de salvamentos, executados em parceria com o seu irmão Clyde, superava o meio milhar, sendo o par especialmente conhecido por nunca ter perdido uma vida.
Paralelamente a tudo isto, entre 1967 e 1978, Eddie surfou todos os swells gigantes que entraram em NorthShore, vencendo em 1977 a prova Duke Kahanamoku.

 

Morreu no ano seguinte, prematuramente aos 31 anos depois de desaparecer no oceano num acidente fatídico quando o seu barco virou em alto mar. Ele e mais 27 tripulantes da Hokule’a (embarcação produzida pela Sociedade Viajante da Polinésia) faziam a segunda travessia do Hawaii para o Taiti. Eddie decidiu ir procurar ajuda nadando sozinho até a ilha mais próxima e nunca mais foi visto.

 

YouTube Preview Image

 

Este ano, celebra-se o trigésimo aniversário do evento Quiksilver em memória de Eddie Aikau em Waimea, North Shore no arquipélago havaiano.”Eddie” é uma prova anual com apenas um dia de duração, que somente tem lugar se as ondas atingirem pelo menos os 20 pés Havaianos durante o período de espera, de 1 de Dezembro a 28 de Fevereiro. Entretanto, a cerimónia de abertura que conta com a presença da família Aikau terá lugar a 4 de Dezembro.

 

Conhece a super exclusiva lista de convidados aqui. Destes, alguns são regularmente vistos nos tatames de Jiu-Jitsu um pouco por todo o mundo. Sabes quem?

 

YouTube Preview Image