OPEN DE PORTUGAL 2014 COM UM CHEIRINHO A EUROPEU

 

IMG_8798

Seis áreas de luta, quinhentos atletas, doze horas de luta: Portugal Nacional Open 2014. Foto: JiuJitsuPortugal

 

“O campeonato está bonito!” Estas palavras do faixa-preta Marcelo Bernardo, resumem o que pode ser escrito e dito do dia de ontem. Nunca antes tínhamos visto tantos atletas e público presente num evento nacional. O Jiu-Jitsu em Portugal tem evoluído de tal forma, que a FPJJB teve que encontrar uma nova casa para realizar o Open de Portugal. E que casa foi essa? A mesma que recebe em Janeiro o europeu da modalidade, o pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa.

 

Uma estrutura enorme, recebeu cerca de 500 (quinhentos atletas) que durante uma maratona de 12 horas disputaram nas seis áreas de luta, os títulos mais importantes do Jiu-Jitsu nacional. Com uma organização irrepreensível por parte de uma equipa incansável, assistiram-se a lutas emocionantes em todas as idades e categorias.
Numa iniciativa da FPJJB, os vencedores das categorias absoluto adulto, foram premiados com a entrada directa no Campeonato Europeu em Janeiro de 2015, uma recompensa aos inúmeros pedidos feitos pelos atletas para se criarem prémios para os eventos federativos. Um passo dado na profissionalização do Jiu-Jitsu (mais inscrições, melhores condições). A presença de um player comunicativo e inovador como a Buffalo Combat, servirá para se criarem futuras parcerias que promovam os eventos e os atletas que neles participam.

 

Uma certeza? O Jiu-Jitsu infantil e juvenil que continua com uma forte presença nos tatames de competição, fruto de um grande trabalho nas bases por parte das academias junto dos mais novos.

 

NOTA FINAL: bonita homenagem prestada pela FPJJB aos atletas nacionais que conquistaram o ouro em eventos da IBJJF, realizados nos EUA (Guilherme Jardim, Nuno Martins e João Santos) e o minuto de silêncio respeitado por todos no pavilhão em memória dos atletas falecidos este ano.

 

Resultados (aguardamos os resultados gerais finais):

 

Adulto

1º Icon JJ Team Portugal 128
2º Gracie Barra 114
3º Brazilian Power Team 90
Royce Gracie Portugal 48
Team Manoel Neto BJJ – Academia Workout 47
Rio Grappling Club Portugal 24
Nóbrega Team 18
RAC Jiu-Jitsu 18
Portugal Gold Team 16
Pound for Pound 14
Integração Jiu-Jitsu Portugal 13
Andrezinho Aurum Brazilian Jiu-Jitsu Team 12
Carlson Gracie Portugal Team 12
Gracie Portugal 10
De La Riva – Centro 10
Romana Jiu-Jitsu 10
Leko Jiu-Jitsu 4
Icon JJ Team – Coimbra 3
2 Brothers BFC 1
Gracie Barra – B 1
Nova União/Kleber Repolho BJJ 1
Pantera Negra Jiu-Jitsu 0
Evolution Fight Team 0
Fight Club 0

 

Ximpact