O JIU-JITSU DE PORTUGAL CHEGA ÁS COMUNIDADES PORTUGUESAS DE FRANÇA E SUIÇA

A Voz da Tribo (JiuJitsuPortugal.com)

São conhecidos os muitos os casos de sucesso de portugueses por essa Europa fora. Também no Jiu-Jitsu estamos a deixar marcas.

 

O crescimento do Jiu-Jitsu pela Europa é tão visível, que a revista GracieMag deu mais uma vez destaque a um campeonato que se realizou no velho continente: desta vez na Suiça.
Sendo a Suiça e a França, países com forte presença lusa, fomos saber junto da nossa comunidade se lhes chegam notícias sobre o que se passa no Jiu-Jitsu português.

1) Como é visto o Jiu-Jitsu português no país onde vives?

2) Costumas acompanhar o que se passa em Portugal, no que ao Jiu-Jitsu diz respeito?

3) A comunidade portuguesa sabe o que é o Jiu-Jitsu?

 

André Buakaw, atleta da A.S. Team e campeão suiço.

A Voz da Tribo (JiuJitsuPortugal.com)1) Eu acho que o Jiu-Jitsu portugues é muito bem visto aqui na Suiça, principalmente graças ao Europeu. Também temos muito bons Mestres por cá com varios titulos. Mas se tivesse de ir embora e escolher um outro país da Europa, escolheria sem duvida Portugal, não por ser a minha terra natal, mas pela qualidade das academias, dos Mestres e do Jiu-Jitsu em si.

2) Tento sempre acompanhar o Jiu-Jitsu portugues até porque como referi antes, é a minha terra natal e se um dia voltar é sempre bom estar informado. Também fico muito contente com as “estrelas portuguesas” do Jiu-Jitsu e espero que ainda existam muitas mais para mostrar ao mundo que em Portugal tambem existem campeões.

3) Sim, as pessoas aqui tentam sempre procurar “refugio” com outras pessoas do mesmo país ou da mesma lingua (como brasileiros) para nos pudermos ajudar mutualmente e acontece muito que portugueses que vivem aqui começem a treinar Jiu-Jitsu e também porque a arte marcial preferida dos Suiços é o Judo. Por exemplo, na minha academia mais de metade são portugueses.

 

 

Filipe Conceição, Presidente na empresa UNI-LIA

e Writer/Reviewer na empresa JITS Magazine France

Filipe Conceição (JiuJitsuPortugal.com)

1) O Jiu-Jitsu português não é assim tão conhecido em França; a bem dizer acho que há aqui muitos praticantes que nem conhecem o Jiu-Jitsu francês, mas felizmente está a mudar.

 

2) Eu acompanho sempre o que se passa com o Jiu-Jitsu em Portugal, graças o site JiuJitsuPortugal. Portugal é um país com muita actividade no Jiu-Jitsu desporto e lifestyle.

 

3) Temos muitos portugueses a treinar Jiu-Jitsu, mas a comunidade portuguesa não está muita envolvida nem se interessa muito sobre o Jiu-Jitsu.

 

 

 

 

Bruno Viveiros, Director na agência de viagens de Jiu-Jitsu,

Travel Sports Tours

A Voz da Tribo (JiuJitsuPortugal.com)  1) O Jiu-Jitsu português em França e mais conhecido pelo Europeu.
Mas na realidade, não é muito falado por cá.
Conhecemos mais os atletas da BPT que têm filial em França. De resto, não há muita comunicação sobre o que se passa no Jiu-Jitsu em Portugal.

 

2) Eu continuo a seguir o Jiu-Jitsu português através das várias páginas de Facebook, dos vários professores, mas principalmente através do vosso website.
Fico sempre atento ao que se passa na Madeira.

 

3) Existem muitos portugueses a treinar Jiu-itsu, mas ainda são poucos comparando com as outras nacionalidades.
Conheço alguns faixas pretas portugueses por cá, mas são raros.