Dicas para Cuidares do teu Kimono.

Tu que és praticante de Jiu-Jitsu ou de qualquer outra modalidade que utilize kimono (GI), já deves ter perguntado qual a melhor maneira de cuidar do mesmo. Será que devo lavá-lo após cada treino? Como faço para não encolher? E os kimonos brancos o que fazer para continuarem brancos após várias lavagens? E os kimonos coloridos, como fazer para não desbotarem?

Seguem algumas dicas que podem ajudar:

1- A quantidade de kimonos  que deves ter, tem de ser compatível com a quantidade de treinos semanais. Com apenas 1 kimono, não podes treinar a semana inteira;

2- Nunca, em hipótese nenhuma utilizes cloro ou similares, pois o tecido do teu kimono perde a resistência e fica susceptível a rasgos e diminui a durabilidade;

3- Não coloques o teu kimono para secar ao sol. Ele deve secar à sombra! O calor faz com que as fibras, enrijeçam, fiquem com aspecto “áspero”, ele encolhe com maior facilidade e ainda faz com que teus movimentos fiquem limitados na próxima vez que for utilizado.

4- Lava o teu kimono após cada treino! Senão der para lavar (a única coisa justificação é se estiveres com falta de água na tua casa) pelo menos estende em local arejado, deixa-o aberto para que o suor evapore. O suor é ácido úrico ou seja, corrosivo e é mais inimigo do teu kimono do que alguns detergentes.

5- Treina sempre com kimonos limpos! O atleta deve apresentar-se sempre no seu melhor, isso demonstra respeito ao mestre e aos companheiros de treino e principalmente contigo mesmo.

6- Se treinas mais de 2 vezes por semana, tem no mínimo 2 Kimonos e intercala a utilização.

7- Nunca, mas nunca mesmo, deixes o kimono sujo, num canto de casa, no porta-bagagem do carro ou então dentro da tua mochila do treino.

8- Lava o kimono do avesso.

9- Lava sempre o kimono com água fria (a água quente ajuda a fixar as nódoas, manchas de sangue, etc…)

10- Evita secar em secadores, pois podem provocar o encolhimento do kimono;

11- Podes utilizar amaciador (de preferência neutro! Nada de cheirinho de flor do campo)

12- Nunca utilizes cola para os patchs. Estes, são sempre cozidos!

13- Para os Kimonos Brancos, podes utilizar Bicarbonato de sódio (1/2 copo) por kimono a ser lavado. Ele ajuda a deixá-los ainda mais brancos, sem agredir o tecido.

14- Para os Kimonos coloridos (preto, azul), evita lavar na máquina! Lava de preferência à mão, utilizando sabão neutro e utiliza uma escova para esfregar as manchas.

15- Não emprestes o teu kimono; se emprestares não utilizes antes de o lavar, pois pode ocorrer a transmissão de bactérias e fungos que fazem mal à saúde.

Sabemos que um kimono bom e resistente, custa muito dinheiro, portanto se seguires estas dicas, os teus kimonos vão durar muito mais! Os teus colegas de treino e principalmente a tua carteira vão agradecer!

 

Original do site Muito Mais Ação Jiu-Jitsu.